“Desde 1990 produzindo
a melhor grama do Brasil!”

Gramas Esmeraldas

Quem Somos

A Grama Esmeralda é o tipo de grama mais usado em jardins e paisagismo em áreas residenciais e comerciais. A preferência por esse tipo de gramínea se dá pelas suas inúmeras vantagens em comparação a outras espécies. As Gramas Esmeraldas apresentam boa adaptação e resistência a pisoteio, combate à infestação de pragas e ervas daninhas, além de requererem baixa manutenção, por seu lento crescimento das folhas. Gramas Esmeraldas podem ser utilizadas tanto em jardins residências, quanto em chácaras, parques e playgrounds, obras em geral.

As Gramas Esmeraldas possuem nome científico Zoyzia Japonica e sua espécie, da família Poaceae, é originada da Ásia, no norte da China e Japão. Gramas Esmeraldas têm nomes populares como Grama-zóisia, Grama-zóisia-silvestre e Zóisia.

Esta grama tem folhas pequenas, macias de formato estreito e forma um gramado denso e belo. Por conter folhas macias e mais delicadas, as Gramas Esmeraldas são ideais na substituição de outras espécies como a Batatais e a Inglesa, seja em jardins residenciais ou outro ambiente.

As Gramas Esmeraldas possuem boa resistência contra a aridez e à sombra. Esta espécie se desenvolve bem principalmente a pleno sol ou na meia-sombra, mas também pode ser cultivada em uma ampla gama de solos alcalinos e ácidos, incluindo areia e argila.  Em locais sombreados, as folhas das Gramas Esmeraldas ficam ralas e irregulares/desuniformes. Ciclo perene (longo).

O nome da grama se dá em razão de sua cor - verde esmeralda.

Grama Esmeralda

Desenvolvimento das Gramas Esmeraldas

A Grama Esmeralda é uma espécie de grama rizomatosa, ou seja, seu caule se desenvolve no subsolo e suas folhas sobre a superfície. Esta espécie multiplica-se por meio de placas e por divisão de touceiras. Apresenta crescimento lento, o que requer menos manutenções com podas. A grama demora cerca de 12 meses para atingir 15 cm de altura. Por outro lado, ao sofrer pisoteio em excesso e/ou desgaste, a grama apresenta maior tempo de regeneração/recuperação.

Gramas Esmeraldas enraízam com bastante facilidade, por isso são ótimas para controle de erosão.

Cuidados com o cultivo das Gramas Esmeraldas

Gramas Esmeraldas se adaptam muito bem a pleno sol e devem ser cultivadas em terra fértil e irrigada. Uma ótima opção para plantio é por meio de placas.

Para evitar desgaste, é recomendado colocar uma fina camada de areia abaixo dos tapetes de gramas, para maior absorção da água das chuvas – uma forma de drenagem natural.

O ideal é plantar Gramas Esmeraldas num solo seja fértil com um PH em torno de 6.0 a 6.5. E assim como para demais plantas, o uso de fertilizantes - especialmente adubo e calcário é bom para o desenvolvimento da gramínea.

Grama Esmeralda

Vantagens das Gramas Esmeraldas

  • - É tolerante à escassez de água
  • - Resistência ao pisoteio e infestação de pragas e plantas daninhas
  • - Eficaz na contensão de taludes e encostas com erosão
  • - Apresenta fácil adaptação climática
  • - Baixo custo de manutenção

A LR Gramas fornece grama direto do produtor dos tipos Grama Esmeralda, Grama São Carlos, Grama Japonesa, Grama Bermudas, Grama Santo Agostinho.



Para mais informações ou dúvidas sobre Grama Esmeralda

Entre em contato com nossa equipe de vendas por email.


Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.